quarta-feira, 22 de julho de 2009


News – Newsgroups ou Usenet




News, Newsgroups ou Usenet são diferentes designações para um outro tipo de serviço disponibilizado na Internet. Este serviço está associado ao conceito de fórum de discussão.

Trata-se de um sistema de troca de mensagens em espaços abertos (fóruns) para que os seus utilizadores possam lançar temas de discussão, que vão sendo desenvolvidos com os contributos de quem quiser fazer parte do grupo.

Os newsgroups formam uma rede especial na Internet, chamada Usenet. Não é uma rede no sentido físico, mas como que uma sub-rede da Internet.

Existem milhares de newsgroups que estão sedeados em servidores de news, ou seja, computadores que armazenam as comunicações relativas a determinados grupos/temas de discussão. Esses temas são sistematizados em estruturas de árvore: existem alguns agrupamentos principais e genéricos (raízes), a partir dos quais se desdobram outros agrupamentos e temas mais específicos. No quadro seguinte, podem ver-se alguns dos principais agrupamentos genéricos dos newsgroups.

Quadro com alguns dos principaisagrupamentos genéricos dos newsgroups

Grupos

Origem do nome

Significado

alt

(alternative)

Temas alternativos

biz

(business)

Assuntos sobre negócios

comp

(computers)

Assuntos sobre computadores

news

(newsgroups)

Sobre os próprios newsgroups

rec

(recreational)

Actividades recreativas, artísticas

sci

(science)

Temas sobre ciência e tecnologia

soc

(society)

Assuntos sociais

talk

(conversa)

Tópicos correntes

Exemplos de alguns grupos concretos:

news.newsgroups.questions – sobre os próprios newsgroups;
soc.rights – sobre os direitos humanos.

Também existem newsgroups organizados por países, em que a raiz (primeira parte) do nome designa o país de origem do grupo; em Portugal, temos, por exemplo:

pt.geral – discussões gerais sobre Portugal;
pt.news – discussões sobre as news em Portugal.

Para ter acesso aos newsgroups, é necessário ter software cliente de news (por exemplo: o Outlook Express; o Microsoft Outlook; o Windows Mail;…) e acesso a um servidor de news (por exemplo: news.telepac.pt).


FTP – File Transfer Protocol (Transferência de ficheiros)



Transferência de ficheiros

O serviço de transferência de ficheiros (envio e recepção) entre computadores da Internet é, tal como o e-mail, um dos serviços da Internet que vem desde os primeiros tempos.
Este serviço da Internet é assegurado pelo protocolo FTP (File Transfer Protocol) – um protocolo do nível de aplicação.

A operação de transferência de um ficheiro de uma máquina remota para a nossa chama-se download.

A operação inversa, ou seja, o envio de um ficheiro para uma máquina remota chama-se upload.

Para aceder a um servidor de FTP, é necessário ter software cliente de FTP (exemplos, para o Windows, WS_FTP, CuteFTP). Uma sessão de FTP inicia-se com o comando ftp, seguido do endereço para onde se quer efectuar a ligação, por exemplo:

ftp://ftp.netscape.com/

Actualmente, após a difusão da Web e dos browsers ou programas de navegação nesse sistema, a transferência de ficheiros pode ser efectuada a partir do browser nas páginas da Web; no entanto, mesmo nesse caso, a transferência de um ficheiro é assegurada pelo protocolo FTP (que é accionado pelo sistema de funcionamento da Web).


ftp://ftp.telepac.pt/


ftp://ftp.ua.pt/


Procurar Informação em servidores de FTP
http://sweet.ua.pt/~a35438/Enc_Inf_Web_sites/Enc_Inf_Web3.htm


Correio electrónico (e-mail)


  • Trata-se de um serviço telemático disponibilizado pela Internet
  • Foi um dos primeiros serviços, mesmo anterior à própria Internet
  • É um dos mais úteis e usados
  • Em geral o e-mail é um serviço que permite enviar/receber mensagens através dos computadores e de outros dispositivos de comunicação de redes.

Principal vantagem do e-mail sobre o correio tradicional?

– A sua rapidez (em segundos, uma mensagem pode viajar milhares de quilómetros, de um continente para outro)

O que é preciso (necessário) para o envio de e-mail?

  • Ter uma conta (endereço) de e-mail;
  • Conhecer o endereço de e-mail do destinatário;

Exemplo de um e-mail: xavier@mail.telepac.pt (lê-se Xavier at (arroba) mail.telepac.pt)

– A primeira parte identifica o utilizador: Xavier
– A seguir temos o símbolo @
– A seguir ao símbolo vem o endereço do servidor de e-mail no qual o utilizador tem conta (normalmente é o espaço reservado para a recepção de mensagens de e-mail)

Fornecedores de acesso à Internet (ISP) em Portugal. Onde é claro se pode criar e-mail:

História:

O e-mail já existia muito antes do aparecimento da Web (funcionando fundamentalmente com base no protocolo SMTP – Simple Mail Transfer Protocol).

Para utilizar o serviço de e-mail na Internet é necessário ter uma conta ou caixa de correio num servidor de e-mail e um programa cliente deste serviço (programa de e-mail) ou podemos em alternativa utilizar o correio electrónico através da Web utilizando apenas um acesso à Internet e um browser na Web.

Com o programa cliente (exemplos: Outlook Express; Microsoft Outlook; Windows Mail;…) acedemos ao servidor (ou servidores) de e-mail onde temos a conta (ou contas) e assim, podemos enviar e receber mensagens de correio electrónico.

Ao serviço de e-mail através da Web é conhecido como Webmail. Trata-se de servidores (Web Servers) que disponibilizam o serviço de e-mail, oferecendo a possibilidade de uma pessoa criar ou passar a dispor de uma ou mais contas de e-mail que pode utilizar através de um browser (Web browser), sem necessidade de um programa específico de e-mail.

Vantagens/desvantagens programa cliente versus browser:

  • Vantagens: verificação de vírus por parte do Web Server
  • Desvantagens: faltam-lhe algumas funcionalidades disponíveis num programa próprio de e-mail

Webmail gratuitos mais populares:


Servidores públicos para alojamento de páginas


Publicação de site num servidor
Terminada a construção do projecto/site ou simplesmente página, será necessário publicar a informação num servidor de acesso público, passando, assim, o site a estar disponível através do respectivo endereço (URL).
Existem três situações possíveis para publicar sites, páginas:
  1. Possuímos logística suficiente em nossa casa, de hardware e software, para que possamos fazer do nosso computador um servidor que receba o alojamento da nossa página. Para um correcto funcionamento do acesso à página em causa, o computador terá de estar sempre em funcionamento, senão ficaremos em off-line.
  2. Alugamos ou compramos um espaço a uma empresa especializada, para alojarmos a informação da nossa página. Existem empresas que têm computadores a funcionar como servidores e que comercializam espaço no disco local dessas máquinas, para ser guardada a informação referente ao nosso site. É-nos atribuído um endereço (URL) único, que, na realidade, corresponde ao endereço electrónico onde está o nosso site.
  3. Subscrevemos um serviço gratuito público que permita efectuar o alojamento. Esse alojamento terá de ser remoto, usando, para isso, ferramentas de FTP (File Transfer Protocol), ou, então, por um possível serviço via Web.

Alguns servidores públicos (em Portugal) gratuitos para alojamento de páginas (pessoais):

http://homepages.sapo.pt/
http://pagewizard.clix.pt/
http://www.mundo.iol.pt/raiz/main.php

Efectuando uma pesquisa na Web encontramos muitas opções gratuita ou pagas.


Serviços de pesquisa de informação na Web


Dada a extraordinária expansão do sistema WWW na Internet, com a disponibilização de milhões de documentos de informação (de todo o tipo…), sentiu-se a necessidade de criar mecanismos de pesquisa de informação (tal como os que já existiam antes da Web).

Um mecanismo de pesquisa ou motor de busca (search engine) na Web é um servidor especializado em pesquisar informação em bases de dados próprias ou em outros sites e páginas da Web (ou outros locais de informação da Internet) e fornecer aos utilizadores indicações sobre a informação requerida.

Essas indicações são fornecidas sob a forma de ligações (links ou hyperlinks) para outras secções do site ou para outras páginas da Web, para onde podemos passar à procura da informação pretendida.

Estes serviços de pesquisa podem ser fundamentalmente de dois tipos:
  • Serviços de directório – bases de dados previamente organizadas e actualizadas com alguma regularidade;

  • Motores de busca – bases de dados organizadas em conjugação com mecanismos de pesquisa automática em interacção contínua com outros sites da Web.

Um sistema de pesquisa na Web. Este tipo de serviço (fornecido por um servidor especializado) permite-nos obter indicações sob praticamente todo o tipo de assuntos. Essas indicações podem já estar armazenadas no próprio sistema ou consistirem em indicações de links para outros sites ou páginas da Web.


Em muitos serviços de pesquisa de informação na Web os assuntos a pesquisar encontram-se organizados por categorias ou secções, cada uma das quais, por sua vez, apresenta uma lista de itens, informações ou links para outros sites ou páginas. Para além disso, costumam apresentar um mecanismo de busca automática que aceita a introdução de palavras ou combinações de palavras para pesquisar a informação que se pretender.

Pesquisa na Web a partir do Internet Explorer

Se não soubermos de antemão os endereços dos locais da Web a visitar para procurar determinada informação, deveremos accionar mecanismos de pesquisa (motores de busca ou search engines). O Internet Explorer permite accionar automaticamente um mecanismo de pesquisa através de diferentes formas (depende da versão do IE):

  • Através do botão Procurar (Search);
  • A partir do menu Ver, submenu Barra do Explorer, item Procurar;
  • Através das teclas CTRL + E;
  • Caixa existente no canto superior direito

Utilizando qualquer dos meios referidos, o Internet Explorer abre uma secção na parte esquerda da sua janela, o Internet Explorer mais recente não abre nenhuma secção à esquerda versão 8 e seguintes.

Esta secção Procurar do Internet Explorer permite accionar de imediato um processo de pesquisa, mas, recorrendo a um determinado conjunto de serviços de busca previamente definidos no browser, como é o caso do MSN Search (da Microsoft) ou outro que se possa ou esteja definido previamente…

A secção Procurar do Internet Explorer permite indicar duas modalidades de começar a procura:

  • Localizar uma página Web – permite indicar uma palavra ou combinação de palavras que o browser envia ao serviço de busca para procurar informação associada a esse assunto.
  • Procuras anteriores – permite executar de novo procuras já anteriormente indicadas.

Para accionar uma procura de um determinado assunto:

  1. Clicamos no botão Novo;
  2. Indicamos em Localizar uma página Web que contenha: uma palavra ou combinação de palavras relativas ao assunto em vista;
  3. Clicamos no botão Procurar.

Após termos accionado uma procura, a secção Procurar (parte esquerda da janela) passará a apresentar uma lista com endereços de sites onde se poderá encontrar informação relacionada com o assunto indicado.

Para remover do Internet Explorer a secção Procurar, basta clicar de novo no botão Procurar (em algumas versões do IE) ou na X existente na parte superior da secção Procurar aberta.

Utilizar os serviços de pesquisa da Web

Existem serviços de pesquisa de informação na Web de diferentes tipos. Independentemente do modo como funcionam para obter a informação (bases de dados organizadas ou combinadas com a utilização de mecanismos automáticos de pesquisa na Web), interessa agora ver, em traços genéricos, como é que nós os podemos utilizar.

Em geral, todos os serviços de pesquisa de informação na Web contêm duas vias pelas quais podemos efectuar uma procura:

  • utilizando as diferentes secções de assuntos que são apresentadas nas páginas desses serviços de pesquisa; estas secções costumam estar organizadas hierarquicamente, de modo que podemos efectuar uma navegação através dessas secções, dos assuntos mais genéricos para os mais específicos;
  • utilizando um campo de escrita existente na página do serviço de pesquisa, no qual podemos introduzir uma chave de pesquisa, ou seja, uma palavra ou conjunto de palavras que o mecanismo de busca irá utilizar para interrogar a sua base de dados e fornecer resultados.

Normalmente, os resultados da pesquisa são enviados para o browser do utilizador sob a forma de listas de endereços URL (outros sites ou outras páginas da Web) onde poderão ser encontrados os documentos com a informação visada na pesquisa.

Suponhamos, por exemplo, que pretendíamos procurar informação sobre ISP em Portugal e pretendíamos utilizar, por exemplo, o SAPO ou o Google. Em qualquer um destes serviços de pesquisa podemos introduzir uma palavra ou conjunto de palavras para iniciar a busca.

Se utilizarmos um serviço de pesquisa como o Google (e outros), podemos refinar a pesquisa de diferentes formas:

  • indicando a língua em que pretendemos efectuar a busca;
  • pedindo acesso a uma secção mais avançada de especificação da busca (advanced search);
  • introduzindo chaves de pesquisa com várias palavras de modo a tornar o assunto mais específico;
  • utilizando operadores booleanos na chave de pesquisa ou outras formas sintácticas mais especificas, etc.


Alguns dos principais serviços de pesquisa a nível nacional e internacional:
Em Portugal

Google – http://www.google.pt/

SAPO – http://www.sapo.pt/

AEIOU – http://www.aeiou.pt/

Busca – http://www.busca.net/

Clix – http://www.clix.pt/

Cusco – http://www.cusco.pt/

IOL – http://www.iol.pt/

A nível Internacional

Google – http://www.google.com/

AltaVista – http://www.altavista.com/

DejaNews – http://www.dejanews.com/

EuroSeek – http://www.euroseek.com/

InfoSeek – http://www.infoseek.com/

Lycos – http://www.lycos.com/

Yahoo – http://www.yahoo.com/