quarta-feira, 22 de julho de 2009


Servidores públicos para alojamento de páginas


Publicação de site num servidor
Terminada a construção do projecto/site ou simplesmente página, será necessário publicar a informação num servidor de acesso público, passando, assim, o site a estar disponível através do respectivo endereço (URL).
Existem três situações possíveis para publicar sites, páginas:
  1. Possuímos logística suficiente em nossa casa, de hardware e software, para que possamos fazer do nosso computador um servidor que receba o alojamento da nossa página. Para um correcto funcionamento do acesso à página em causa, o computador terá de estar sempre em funcionamento, senão ficaremos em off-line.
  2. Alugamos ou compramos um espaço a uma empresa especializada, para alojarmos a informação da nossa página. Existem empresas que têm computadores a funcionar como servidores e que comercializam espaço no disco local dessas máquinas, para ser guardada a informação referente ao nosso site. É-nos atribuído um endereço (URL) único, que, na realidade, corresponde ao endereço electrónico onde está o nosso site.
  3. Subscrevemos um serviço gratuito público que permita efectuar o alojamento. Esse alojamento terá de ser remoto, usando, para isso, ferramentas de FTP (File Transfer Protocol), ou, então, por um possível serviço via Web.

Alguns servidores públicos (em Portugal) gratuitos para alojamento de páginas (pessoais):

http://homepages.sapo.pt/
http://pagewizard.clix.pt/
http://www.mundo.iol.pt/raiz/main.php

Efectuando uma pesquisa na Web encontramos muitas opções gratuita ou pagas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui os seus comentários e dúvidas...