quarta-feira, 22 de julho de 2009


Serviços de pesquisa de informação na Web


Dada a extraordinária expansão do sistema WWW na Internet, com a disponibilização de milhões de documentos de informação (de todo o tipo…), sentiu-se a necessidade de criar mecanismos de pesquisa de informação (tal como os que já existiam antes da Web).

Um mecanismo de pesquisa ou motor de busca (search engine) na Web é um servidor especializado em pesquisar informação em bases de dados próprias ou em outros sites e páginas da Web (ou outros locais de informação da Internet) e fornecer aos utilizadores indicações sobre a informação requerida.

Essas indicações são fornecidas sob a forma de ligações (links ou hyperlinks) para outras secções do site ou para outras páginas da Web, para onde podemos passar à procura da informação pretendida.

Estes serviços de pesquisa podem ser fundamentalmente de dois tipos:
  • Serviços de directório – bases de dados previamente organizadas e actualizadas com alguma regularidade;

  • Motores de busca – bases de dados organizadas em conjugação com mecanismos de pesquisa automática em interacção contínua com outros sites da Web.

Um sistema de pesquisa na Web. Este tipo de serviço (fornecido por um servidor especializado) permite-nos obter indicações sob praticamente todo o tipo de assuntos. Essas indicações podem já estar armazenadas no próprio sistema ou consistirem em indicações de links para outros sites ou páginas da Web.


Em muitos serviços de pesquisa de informação na Web os assuntos a pesquisar encontram-se organizados por categorias ou secções, cada uma das quais, por sua vez, apresenta uma lista de itens, informações ou links para outros sites ou páginas. Para além disso, costumam apresentar um mecanismo de busca automática que aceita a introdução de palavras ou combinações de palavras para pesquisar a informação que se pretender.

Pesquisa na Web a partir do Internet Explorer

Se não soubermos de antemão os endereços dos locais da Web a visitar para procurar determinada informação, deveremos accionar mecanismos de pesquisa (motores de busca ou search engines). O Internet Explorer permite accionar automaticamente um mecanismo de pesquisa através de diferentes formas (depende da versão do IE):

  • Através do botão Procurar (Search);
  • A partir do menu Ver, submenu Barra do Explorer, item Procurar;
  • Através das teclas CTRL + E;
  • Caixa existente no canto superior direito

Utilizando qualquer dos meios referidos, o Internet Explorer abre uma secção na parte esquerda da sua janela, o Internet Explorer mais recente não abre nenhuma secção à esquerda versão 8 e seguintes.

Esta secção Procurar do Internet Explorer permite accionar de imediato um processo de pesquisa, mas, recorrendo a um determinado conjunto de serviços de busca previamente definidos no browser, como é o caso do MSN Search (da Microsoft) ou outro que se possa ou esteja definido previamente…

A secção Procurar do Internet Explorer permite indicar duas modalidades de começar a procura:

  • Localizar uma página Web – permite indicar uma palavra ou combinação de palavras que o browser envia ao serviço de busca para procurar informação associada a esse assunto.
  • Procuras anteriores – permite executar de novo procuras já anteriormente indicadas.

Para accionar uma procura de um determinado assunto:

  1. Clicamos no botão Novo;
  2. Indicamos em Localizar uma página Web que contenha: uma palavra ou combinação de palavras relativas ao assunto em vista;
  3. Clicamos no botão Procurar.

Após termos accionado uma procura, a secção Procurar (parte esquerda da janela) passará a apresentar uma lista com endereços de sites onde se poderá encontrar informação relacionada com o assunto indicado.

Para remover do Internet Explorer a secção Procurar, basta clicar de novo no botão Procurar (em algumas versões do IE) ou na X existente na parte superior da secção Procurar aberta.

Utilizar os serviços de pesquisa da Web

Existem serviços de pesquisa de informação na Web de diferentes tipos. Independentemente do modo como funcionam para obter a informação (bases de dados organizadas ou combinadas com a utilização de mecanismos automáticos de pesquisa na Web), interessa agora ver, em traços genéricos, como é que nós os podemos utilizar.

Em geral, todos os serviços de pesquisa de informação na Web contêm duas vias pelas quais podemos efectuar uma procura:

  • utilizando as diferentes secções de assuntos que são apresentadas nas páginas desses serviços de pesquisa; estas secções costumam estar organizadas hierarquicamente, de modo que podemos efectuar uma navegação através dessas secções, dos assuntos mais genéricos para os mais específicos;
  • utilizando um campo de escrita existente na página do serviço de pesquisa, no qual podemos introduzir uma chave de pesquisa, ou seja, uma palavra ou conjunto de palavras que o mecanismo de busca irá utilizar para interrogar a sua base de dados e fornecer resultados.

Normalmente, os resultados da pesquisa são enviados para o browser do utilizador sob a forma de listas de endereços URL (outros sites ou outras páginas da Web) onde poderão ser encontrados os documentos com a informação visada na pesquisa.

Suponhamos, por exemplo, que pretendíamos procurar informação sobre ISP em Portugal e pretendíamos utilizar, por exemplo, o SAPO ou o Google. Em qualquer um destes serviços de pesquisa podemos introduzir uma palavra ou conjunto de palavras para iniciar a busca.

Se utilizarmos um serviço de pesquisa como o Google (e outros), podemos refinar a pesquisa de diferentes formas:

  • indicando a língua em que pretendemos efectuar a busca;
  • pedindo acesso a uma secção mais avançada de especificação da busca (advanced search);
  • introduzindo chaves de pesquisa com várias palavras de modo a tornar o assunto mais específico;
  • utilizando operadores booleanos na chave de pesquisa ou outras formas sintácticas mais especificas, etc.


Alguns dos principais serviços de pesquisa a nível nacional e internacional:
Em Portugal

Google – http://www.google.pt/

SAPO – http://www.sapo.pt/

AEIOU – http://www.aeiou.pt/

Busca – http://www.busca.net/

Clix – http://www.clix.pt/

Cusco – http://www.cusco.pt/

IOL – http://www.iol.pt/

A nível Internacional

Google – http://www.google.com/

AltaVista – http://www.altavista.com/

DejaNews – http://www.dejanews.com/

EuroSeek – http://www.euroseek.com/

InfoSeek – http://www.infoseek.com/

Lycos – http://www.lycos.com/

Yahoo – http://www.yahoo.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui os seus comentários e dúvidas...