quarta-feira, 22 de julho de 2009


News – Newsgroups ou Usenet




News, Newsgroups ou Usenet são diferentes designações para um outro tipo de serviço disponibilizado na Internet. Este serviço está associado ao conceito de fórum de discussão.

Trata-se de um sistema de troca de mensagens em espaços abertos (fóruns) para que os seus utilizadores possam lançar temas de discussão, que vão sendo desenvolvidos com os contributos de quem quiser fazer parte do grupo.

Os newsgroups formam uma rede especial na Internet, chamada Usenet. Não é uma rede no sentido físico, mas como que uma sub-rede da Internet.

Existem milhares de newsgroups que estão sedeados em servidores de news, ou seja, computadores que armazenam as comunicações relativas a determinados grupos/temas de discussão. Esses temas são sistematizados em estruturas de árvore: existem alguns agrupamentos principais e genéricos (raízes), a partir dos quais se desdobram outros agrupamentos e temas mais específicos. No quadro seguinte, podem ver-se alguns dos principais agrupamentos genéricos dos newsgroups.

Quadro com alguns dos principaisagrupamentos genéricos dos newsgroups

Grupos

Origem do nome

Significado

alt

(alternative)

Temas alternativos

biz

(business)

Assuntos sobre negócios

comp

(computers)

Assuntos sobre computadores

news

(newsgroups)

Sobre os próprios newsgroups

rec

(recreational)

Actividades recreativas, artísticas

sci

(science)

Temas sobre ciência e tecnologia

soc

(society)

Assuntos sociais

talk

(conversa)

Tópicos correntes

Exemplos de alguns grupos concretos:

news.newsgroups.questions – sobre os próprios newsgroups;
soc.rights – sobre os direitos humanos.

Também existem newsgroups organizados por países, em que a raiz (primeira parte) do nome designa o país de origem do grupo; em Portugal, temos, por exemplo:

pt.geral – discussões gerais sobre Portugal;
pt.news – discussões sobre as news em Portugal.

Para ter acesso aos newsgroups, é necessário ter software cliente de news (por exemplo: o Outlook Express; o Microsoft Outlook; o Windows Mail;…) e acesso a um servidor de news (por exemplo: news.telepac.pt).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui os seus comentários e dúvidas...